sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Rock no terreno cáustico do cerrado




4º PMW Rock Festival – ago de 2008
Foto: www.pmwrockfestival.com.br
Palmas tem um cenário musical alternativo bem controverso e variado, terreno nada amistoso para o clima cáustico do cerrado, cujo monopólio aponta para o gênero sertanejo. É nesse terreno árido que encontramos bandas que sobrevivem de fazer rock e suas várias nuances, que vão do hard core ao punk, passando pelo heavy metal, o pop rock nacional, e por que não, MPB, samba e chorinho.
O que diferencia Palmas de outras capitais é a grande mistura de formações musicais, visto que a cidade abriga pessoas de várias origens e naturalidades, enriquecendo com isso, o cenário artístico e cultural. Sob o ponto de vista do guitarrista e vocalista da banda HTTP, Rivaldo Sousa, que também é editor do blog Revista Intolerante, o cenário musical atual de Palmas é bastante propício, tendo havido um crescimento considerável, tanto no número de bandas, como de espaços alternativos que valorizam e divulgam a música feita na capital tocantinense.
HISTÓRICO
Segundo relato do próprio Doda no site www.conexaotocantins.com.br, no dia 13 de julho de 2007, as raízes do rock palmense data do ano de 93, com o evento MOSH, na feira da 304 Sul. Em 94, os irmãos Doda e Rodrigo junto com os amigos Jorge, Sósthenes e Régis criam a primeira banda, a Arcanus. Em seguida, aparece a Infecto Feto, formada pelos músicos Gregory, Tharson Lopes, Adrians e Luciano (mais tarde substituído pelo carioca Rodrigo Brows), misturando rock e música regional. Vencedora de dois festivais “Vozes do Tocantins” e com a participação no Skol Rock em Brasília, a banda desponta, dando o pontapé inicial para que uma nova tendência se instale definitivamente na cidade.
Atualmente, o cenário é de total efervescência, tendo várias bandas e formações de várias origens, tons e sonoridades. O baterista e percussionista de Brasília, Ruiter Castro é bastante atuante no cenário musical alternativo de Palmas, já tendo participado de vários grupos como Impacto Latino - Ex Raíces de América (Nacha Moretto e Jorge Menares), grupo Caixa de Marimbondo, que também está em fase de reformulação, e La Cecilia, única banda de reggae do Tocantins. O baterista se mostra bastante exigente e garante que “o que falta para que as bandas alcancem expressões nacionais é a falta de organização na execução dos seus projetos”, disse Castro.
BANDAS


BODDAH DICIRO

Foto: http://www.boddahdiciro.com.br/




Uma das principais bandas de Palmas é a BODDAH DICIRO, que se encontra atualmente em Goiânia, gravando o primeiro CD, Strange. Sob influência musical de Radiohead, Alice in Chains, Nirvana, Silverchair , Tom Jobim e Frank Sinatra, o grupo de autodenomina “a banda grunge alternativo de Palmas”, formada por .Samia Cayres na guitarra e vocal, Roberto, também guitarra e vocal, Dan no baixo e Dídia na bateria.




ALBION


Foto: http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/bandaalbion/


Outro destaque é a banda Albion, que produz músicas autorais sob forte influência do rock britânico, trazendo nas suas melodias características de bandas como The Beatles, The Who, Arctic Monkeys, Stone Roses, Franz Ferdinand, Kasabian, dentre outras. O grupo é formado pelos irmãos Pablo Brum (vocal e gaita) e Rafael Victor (guitarra) juntamente os amigos Rodolfo San (bateria) e Tadeu Jardim (contrabaixo e sintetizador).
Apesar de ter uma formação bem recente, já se prepara para gravar o primeiro cd em São Paulo, com o título provisório “All Be One” que contará com a produção musical de Heraldo Paarmann, ex-guitarrista do Ultraje a Rigor e com as participação especiais do multiinstrumentista norte-americano Erik Szabo, de Los Angeles, da vocalista Bia Lombardi, da banda paulista OverC e ainda o próprio Heraldo Paarmann tocando suas guitarras em duas faixas.


CRÍTICOS LOUCOS



Foto: http://www.criticosloucos.com.br/


Nascida em Palmas, em 2001, como uma continuação da antiga banda Contágio, de Colinas (TO), a banda Críticos Loucos tem à frente o vocalista Alan e apresenta uma formação musical mesclada por várias linhas e tendências. Com Jefferson na guitarra, Daniel Canoli no baixo, Thiago Play na bateria, o trabalho da banda é 100 por cento autoral.
O primeiro álbum, que foi lançado em maio de 2008 no 4° PMW Rock Festival é intitulado “Coisas do Além” e traz letras baseadas em fatos reais e cotidianos, sendo considerado o melhor trabalho totalmente produzido no Tocantins. A banda tem uma pegada forte e sonoridade própria, somada a uma ideologia religiosa, resultado da união do hard core, rap e metal. Segundo Thiago Play, baterista da banda, “esse foi um trabalho árduo de cerca de seis meses desde idealização, gravação, mixagem e produção. Mas esse foi um tempo que valeu a pena pelo resultado final”, comemorou o baterista.


MAIS

Foto: www.pmwrockfestival.com.br


Palmas conta ainda com a veterana BABA DE MUMM-RÁ — do rockeiro inveterado e corajoso produtor dos festivais Tendencies e T.O.M. E. (Tocantins Music Express), André Porkão.
MATA-BURRO que também produz o próprio festival, e a TOMA ROCK, que seguiu a mesma linha de promoção de evento para se lançar no mercado.
Temos ainda as bandas HTTP, rock n’roll de muitas vertentes e pegadas, e letras baseadas em contos de Edgar Alan Poe.
ANOREXIA e MEU XAMPU FEDE (as duas em fase de reformulação) - hard core com letras autorais.
ASCENDA — meio MPB, meio pop rock, mas com tiradas do melhor e autêntico rock e blues.
QUINTETO MUSICAL, que prima pelo clássico da música popular brasileira viajando pelo melhor do regional.
ENGENHO NOVO que segue a linha MPB e pop nacional.
CORELL – banda hard que já está em fase final de gravação do CD Grotescos Hits

Nenhum comentário:

Postar um comentário