sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Cenário Musical Alternativo de Palmas

Festivais que apóiam e divulgam a produção local
Incluídos no roteiro de grandes festivais independentes, Palmas hoje conta com dois eventos de suporte,quando o assunto é música alternativa: o Tendencies Rock Festival e o PMW Rock Festival. Apesar dos cerca de cem mil habitantes, a cidade oferece poucos espaços. As grandes casas se limitam a promover eventos que estejam de acordo com o gosto da grande mídia. Mesmo assim, bares, loja especializada de CD, de instrumentos musicais e até estúdios de gravação já estão disponíveis para os adeptos dos gêneros menos comercializados.

Corell no I Plugado/Tendencies Music Bar Outubro/2008 Foto:http://tonounderground.blogspot.com/

PMW Rock Festival
PMW Rock Festival é um dos festivais-referência do Norte do país, membro ativo da Abrafin (Associação Brasileira dos Festivais Independentes) e principal evento da cultura alternativa do estado do Tocantins, com uma característica central que é agregar bandas consagradas nacionalmente à bandas que estão despontando , ainda, à bandas e artistas locais que melhor representem o estado.
Em maio desse ano o evento chegou à sua 4ª edição e reuniu algumas das bandas mais representativas do estado junto a artistas independentes de outras partes do país como Móveis Coloniais de Acaju e Lafusa (DF), Zefirina Bomba (PE) e Cachorro Grande (RS).
O festival nasceu da vontade de inserir o estado no roteiro musical
4º PMW Rock Festival Maio/2008
Foto:
http://tonounderground.blogspot.com/
alternativo de produções independentes, iniciado em 2005 com a apresentação de 13 bandas locais e 8 do resto do país. Caminhando para a 5ª edição, o PMW Rock já trouxe bandas expressivas para a capital como, Madame Satã (PA), Matanza e Maldita (RJ), Cordel de Fogo Encantado (PE) e Esquerda Volver (DF).
Segundo um dos realizadores do festival, o goiano Gustavo Campos, o cenário alternativo musical de Palmas “ vive um momento bastante singular. Olhando pra trás, a evolução está acontecendo, bandas estão se formando, circulando o Brasil, lugares para se tocar estão aparecendo, sites e blogs especializados estão na grande rede, artistas estão gravando, estúdios estão sendo abertos, enfim, está sendo criado um mercado musical sólido e duradouro na capital”, disse Campos. Para ele, o que falta realmente é um maior envolvimento da população, comprando os CD’s das bandas, além de comparecerem aos eventos, para fortalecer esse mercado que parece bastante promissor.

TENDENCIES ROCK FESTIVAL
Tendencies Rock Festival é produzido por André Donzelli (Porkão), dono do Tendencies Music Bar e vocalista da Baba de Mum-Rá, uma das bandas mais polêmicas do cenário musical de Palmas. Com o objetivo de promover e incentivar a produção local, não só de rock, mas de outras linhas musicais, o evento também se destina à formação de público, visto haver uma preocupação constante em trazer o que há de melhor do underground nacional, como Coléra, Garotos Podres, Imago Mortis, entre outras.
Tanto que, a 5ª edição contou com um público de duas mil pessoas e trouxe bandas para todos os gostos musicais, da nova sensação paulista, Velhas Virgens à veterana Plebe Rude. Entre as atrações locais tivemos La
Anonimato (PB) no 5º Tendencies Rock Festival

Cecilia, Mestre Kuka, Boddah Diciro, Mata-Burro, Clamor e Vertikal.

BURRADA
Para conseguir sobreviver na capital palmense, muitas bandas se vêem obrigadas a elaborarem seus próprios festivais. É o caso da Mata-Burro, que em agosto desse ano, promoveu a primeira edição do Burrada Festival. trazendo ao palco Meros-Berros (Miracema) e as palmenses Corell, Críticos Loucos, Albion e Boddah Diciro. Com um público de aproximadamente 200 pessoas e ingressos populares, o grupo mostrou que não é preciso esperar convites para tocar em festivais. Com um pouco de organização e muita boa vontade dá para fazer bonito e atrair público.

1º Burrada Festival no Tendencies Music Bar

Foto: http://www.nausearreia.blogspot.com/

MAIS
Entre os novos espaços que abrigam a música alternativa de Palmas, temos o Espaço Alta Tensão, o Tendencies Music Bar, a casa de shows e petisqueria Vila de Palma e o CoKorum (eventualmente), que sempre trazem nos seus cardápios músicos e bandas da cidade.

Som no CoKorum com os músicos Haphelson (violão), Félix Jr (cavaquinho) e Diego Brito (baixo) – setembro/2008

Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário