sexta-feira, 6 de março de 2009

Igreja mais retrógrada ainda

O confronto entre o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho nessa semana, expôs a todo o país o quanto a igreja do Papa Bento XVI tende a ser mais retrógrada ainda.
A decisão do religioso de excomungar os envolvidos num aborto induzido feito por uma menina de 9 anos, grávida de gêmeos após ser violentada, foi duramente contestada pelo ministro, que afirmou: "Fiquei chocado com os dois fatos: com o que aconteceu com a menina e com a posição desse religioso que, equivocadamente, ao dizer que defende uma vida, coloca em risco uma outra tão importante (quanto)".
É por essas e outras que a igreja católica perde cada vez mais adeptos, pois a instituição está cada dia mais manchada com casos de padres pedófilos e uniões ilícitas (não que eu seja contra um padre casar, mas, porque é contra os próprios dogmas dela), fazendo parecer irreal e hipócrita esse tipo de atitude.
Sob o ponto de vista de Dom José, "o estupro é um crime gravíssimo, mas não mais grave que o aborto", esquecendo preceitos da máxima importância para uma instituição que zela pela alma humana e presta serviços de consolo e ajuda para uma possível evolução espiritual.
Como uma pessoa vai arcar com uma gravidez aos 9 anos de idade? O corpo normalmente não está nem preparado para para receber essa gestação. E a cabeça dessa pobre criança, que, além de sofrer a violência do estupro, da qual, talvez nunca se recupere, ainda tem o seu direito de decidir sobre a gravidez - que escolha? ela não teve escolha nenhuma! - sem ser superexposta e contestada.
É muita humilhação para um ser humano só! Deus me livre e guarde!

Um comentário:

  1. E Dom José Cardoso Sobrinho, em entrevista à revista Veja, disse não ter sido ele quem excomungou a equipe médica e a mãe da menina, saiu pela tangente, dizendo que não poderia excomungar ninguém, que pelo Código Canônico, qualquer pessoa que cometa o aborto sofre a penalidade chamada "latae sententiae", um termo técnico que significa que a excomunhão é automática...
    Bom post, interessante a sua maneira de narrar.

    ResponderExcluir